sábado, 22 de dezembro de 2007

Eu e a minha visão particular sobre...O NATAL.

Alguém me disse outrora (penso que foste tu, naquela noite cerrada de Novembro, mas não estou certa disso) que o estado de euforia inicial com que eu bradava, contra ventos e tempestades, as semanas incontáveis e sucessivas de permanência na cidade de vício, tradição, e educação para a vida que é, afinal, Coimbra, cedo se desvaneceriam para dar lugar às semanas em que mataria para passar um final de semana sossegado em casa, com a familia, rodeada dos que mais me querem bem. Nessa noite escura, apesar de não o ter mostrado, ri-me. Pensei como seria possivel que, após anos de clausura, abandonada à minha sorte numa urbe que tanto desvia para bons como para maus caminhos, sentisse esse ímpeto de retorno ao lar, alguma vez.
Ainda para mais, tendo vindo a afirmação de quem veio, como lhe daria eu crédito?

Mas tinhas razão. Não naquele momento, mas agora. Não num fim-de-semana comum, mero interregno entre duas semanas de "estudo", mas agora, que se aproxima o Natal. Que antecipo mentalmente a reunião dos familiares, a ceia em redor da mesa colocada para a ocasião, até mesmo os presentes. Escolhidos com um tamanho sentimento de dádiva e altruismo nos dias que correm, mais árduos para uns do que para outros, que é impossivel ficar-se indiferente à época. O Natal é isto. Não as decorações parolas e as músicas que qualquer um trauteia num elevador de centro comercial, não é a aurade consumismo economicista implantada por via de marketing e franchisings a cada passo dado. É a reflexão que nos impõe. A lágrima, o beijo, o sorriso de uma criança quando rasga o papel de embrulho. Aqueles pequenos momentos que nos aquecem o coração, gélido a maior parte do ano.

A todos, um Feliz Natal. :)

Sem comentários: